domingo, 15 de maio de 2011

Cenário Virtual e corte da cena 15

Estudo para o cenário virtual


Edimilson entregou o primeiro corte da Cena 15 descrita no roteiro e fiz alguns ajustes adicionais. Em termos de imagem a cena, que era muito complicada por ter mais de 60 takes, está editada com 23 planos.


Resta agora montar o mesmo quebra-cabeça com o áudio, que está com Jeanne, para substituir o som.

Vou deixar com Trigueiro a tarefa de fazer a correção de cor e unificar as tomadas de duas diferentes câmeras, que ainda receberá tom final quando o filme estiver pronto.

Com César a tarefa de fazer o recorte do fundo verde. Os ajustes independentes do after de César e Trigueiro poderão ser copiados pra um mesmo arquivo, posteriormente, unindo recorte e correção de cor.

Enquanto isso, trabalho nos cenários virtuais.

domingo, 8 de maio de 2011

Mosca - ajustes

Ajustei os materiais e texturas da mosca, de maneira simples, já que ela aparece bem pequena não precisa de tantos detalhes adicionais. Os materiais são todos procedurais, não tive que pintar nenhuma textura manual.

sábado, 7 de maio de 2011

3a Gravação concluída!

O dia foi bastante produtivo.

Em amarelo, os takes gravados hoje, excluindo-se os que não se aproveitam. Em vermelho, os takes gravados em estúdio na Facisa, em branco os takes já editados.

Enfim, uma locação não virtual! Ufa, que alívio pra equipe de pós produção, que já tem uma carga excessiva de trabalhao a realizar nas tomadas com fundo virtual.

No nosso 3o dia de gravação estamos concluindo praticamente as tomadas com os atores.
Saulo Queiroz ( Marcos ) empurrando DVD de "O buracooo" pra todo mundo!

Saulo Queiroz é um artista completo, criador, ator e diretor. Muito experiente, deu conta das cenas com maestria dentro do pouco tempo que dispúnhamos para gravar. Foi um grande prazer dirigir este talento neste curta.


O Time do dia!

Obrigado a todos que participaram!

Vem pela frente 1 ou 2 meses em pós produção para que o curta esteja pronto pra exibição!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Gravação Confirmada


Confirmada para sábado, dia 7 de maio, a gravação com os atores Saulo Queiroz e Altiéres Estevam. Local: Locadora Jacaré 7:00 h da manhã.

TOMARA QUE NÃO CHOVA! A previsão do tempo prevê tempo nublado pela manhã!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Edição e composição de imagem

Dada a grande quantidade de cenas com efeito e da precariedade do fundo verde ( muito manchado, iluminação não muito eficiente, velocidade baixa de obturador na gravação, gerando um borrão difícil de recortar, tracking e retoque de imagem, necessidade de rotoscopia e máscaras parciais, pouca profundidade de cor perdida na recompressão ), temos uma pequena equipe de profissionais voluntários pra trabalhar a edição e finalização de imagens.

A idéia é que cada um faça o máximo e depois troquem os arquivos entre si para ajustes finos e melhorias. O objetivo é manter alta qualidade no projeto final.

César ( editor Ruan Filmagens ) - Está trabalhando nos recortes com o Primate e correção de cor com o plugin Magic Bullet. César irá trabalhando nas cenas do final para o começo. Asimagens abaixo são testes de César.

Trigueiro Jr. ( editor F.K. Filmagens ) - vai trabalhando nas cenas do começo para o fim. Recorte, composição e correção de cor.

Edmilson ( editor Tv Itararé )- pesquisa de efeitos ( queremos mais estroboscópio nas tomadas de Táyra ) e ediçao ( 1a filtragem ) da cena 15 ( 64 takes pra montar uma mesma cena )

Silvio - fazendo o corte geral e direção



terça-feira, 3 de maio de 2011

Caindo no buracoooooo...

Hoje foi dia de gravar uma pequena cena onde nossa atriz cai num buraco.

Júri popular. Votem na cena mais convincente das 3. A mais votada vai ser trabalhada e finalizada :).



domingo, 1 de maio de 2011

Mosca a Caminho

Uma das cenas do roteiro pede que nossa atriz morta-viva ( Táyra ) coma uma mosca. Como a atriz não gosta do cardápio vamos fazer esta mosca digitalmente. W.I.P ( Work in progress ) Mosca que está sendo modelada em 3D por Macarthur e Sílvio. Além da modelagem, há diversas etapas até que a mosca esteja pronta pra o trabalho de animação. Aqui já adiantei o esqueleto e a pintura da área de influência de cada osso. Quando o modelo ficar pronto, o esqueleto será readequado, os ossos associados a sua devida área de influência e partiremos para criar o mecanismo de controle inteligente que vai possibilitar a animação ( rig ) Aqui, com o modelo quase pronto, cada osso foi associado a sua respectiva área de influência Também é necessário abrir e planificar a malha ( UV Map ) do modelo para fazer a pintura de textura em camadas ( de cor, difusão, brilho, relevo, etc ) Próxima etapa é pintar as texturas e preparar os diferentes materiais que compõem o inseto e aplicar o efeito de pelo.
Aqui o rig do personagem, quase pronto pra animar

iniciando testes CG

Primeiros testes em computação Gráfica

Aqui começamos a criar, aos poucos, a locadora virtual que substituirá todo aquele fundo verde.



Nesta cena, ao filmar as atrizes, acompanhamos o seu movimento com a câmera devido ao pouco espaço dentro do estúdio para filmagem em croma. Resultou assim que, ao compor a cena num cenário fixo – e não queremos movimento, pois resultaria em semanas de rendering 3D – os pés das garotas deslizavam no chão. No after effects animamos a filmagem sobre o fundo para minimizar o deslizamento, mas devido a perspectiva, não foi possível compensar tudo. Sendo assim, resolvi usar o método dos mágicos, distrair a platéia para que não perceba o truque. Usei uma fotografia de um veículo e animei a figura sendo arrastada com motion blur pra simular um carro passando pela pista. Resultado, o carro não só tira a atenção para a falha do efeito como funciona bem na transição entre as cenas.
O fundo é provisório, o recorte de imagem e cores ainda vão ser trabalhados, mas a cena 14 é basicamente isto.